Wakabara

View Original

A febre country de 36º e um spoiler: não chego em conclusão alguma

Esse é o Diplo no Billboard Music Awards 2019. Fonte da Foto: site do E! Entertainment Television

O Diplo apareceu com esse look no tapete vermelho e eu fiquei logo afoito: “é o country voltando, só pode ser!” Ele inclusive lançou seu novo projeto country faz pouco tempo, o Thomas Wesley. Você ouviu a música, So Long? É tipo um pop com influência country. E o Diplo, afinal, sabe das coisas - ele é moderno, ele é cool, né não? Esse é um exemplo de como um jornalista afoito funciona.

Muito que bem. Não foi só o Diplo. Pensei nesse novo country faz um tempo. A Kacey Musgraves tem feito cada vez mais sucesso (gosto dela desde Follow your Arrow de 2013, uma música bonitinha simpatizante LGBT de autoaceitação, mas foi com o último álbum Golden Hour que ela ganhou um Grammy em 2019). E tem outra artista foda em especial, a Yola, que também está no meu radar. Ela lançou seu primeiro disco faz pouco tempo e possui uma história instigante: já fez backing vocal pro Massive Attack mas gosta mesmo é do country dos anos 1960-70. Detalhe: ela nasceu em 1984 em Bristol, Inglaterra, mas só foi lançar disco nesse ano. Uma inglesa lançando um disco de… country-soul? Outro detalhe: ela é negra, e costumeiramente o ambiente do country pode ser muito racista e misógino.
Esse artigo sobre a Yola do The Guardian é bem bom!

Mais um detalhe: esse disco da Yola é MARA - recomendo fortemente.

Porém algo nesse timing não bate. Lady Gaga teve sua fase Joanne que já passou (dá pra dizer que Shallow é meio country sim, mas o próximo álbum da artista, já em produção, deve ser bem diferente). Miley Cyrus teve sua volta ao country com Younger Now - e depois disso já lançou música com Mark Ronson, a Nothing Breaks Like a Heart, que parece um… disco-country?

E se existiram referências ao country na moda (porque sim, existiram), elas não necessariamente pegaram. Temporada passada do SPFW, por exemplo, a gente viu bota de caubói na Bobstore e até na Gloria Coelho. Na rua? Por enquanto nada.

SPFW N46, Gloria Coelho - e a bota! Fonte da foto: Zé Takahashi/Fotosite/FFW

E aí? Isso é uma tendência ou apenas uma proposta que foi sugerida mas ainda não colou? O jornalista pode acabar apontando uma “febre” sendo que o termômetro não subiu… (o jornalista, no caso, eu mesmo)

O que consigo refletir sobre essas coisinhas:
. O country é uma resposta (no caso positiva) à turma que votou no Trump, que é conservadora? A gente costuma ligar esse estilo a algo conservador - ligado à terra, pecuária, agronegócio, fazendonas e o escambau. Mas quem aderiu - Miley, Gaga, Diplo - não me parece alinhado a esse tipo de pensamento. Então o quê? E é importante ressaltar as primeiras coleções de Raf Simons pra Calvin Klein, que tinham esse espírito country americano nos looks camisa + calça. Raf não é bobo, estava refletindo sobre coisas importantes a respeito dos EUA e sem dúvida não estava apoiando uma ala conservadora ao fazer esses comentários em forma de desfiles.
. Se a gente fizer o mesmo exercício com, digamos, outro estilo musical, o que acontece? O reggae, por exemplo, com rumores de que Rihanna vai explorar o gênero no próximo álbum; com Pitty (!) se jogando nele em música nova. A Triya está com uma coleção à Jamaica nas lojas. Ou mesmo a disco music: de Gal Costa a Miley com Mark Ronson; passando por coleções na última temporada de Tommy Hilfiger (com Zendaya) e Michael Kors. Tudo é tendência? Ou a proposta é ser cada dia uma coisa? Isso na verdade me cheira a desespero das marcas por relevância e, no caso de artistas, experimentações pra expansão do universo criativo.
. Não gosto de country em sua totalidade. Mas estou adorando Yola. Um dos meus looks preferidos do mundo era o da minha amiga Bia Bonduki quando ela usava uma botinha de caubói com vestido. Já frequentei boate de música country na minha adolescência (!!!). E às vezes me pego cantarolando Standing Outside the Fire de Garth Brooks - que não tem no Spotify, um absurdo!

Na receita médica: paracetaloka em gotas. Tendências, faz um tempo, correm em paralelo. Mas o que o povo realmente quer? No Brasil, me parece que é country mesmo, mais especificamente o neosertanejo, se levarmos em consideração as paradas de sucesso. Mas esse neosertanejo usa roupas à Kim Kardashian (vide Simaria), usa roupa de roqueiro, e raramente rola um chapeuzinho aqui e acolá…

Foto de Simone e Simaria - Fonte site Planeta Country