Wakabara

View Original

Pink ou punk? A Chai quer democratizar o kawaii

“You are so cute / nice face / yeah, come on!”
É assim que começa a música N.E.O. do álbum de 2017 da Chai, a banda formada por quatro meninas japonesas que lembram CSS e mais um monte de coisa. Tem uma parte que diz neokawaii, neokawaii, neokawaii para não deixar dúvidas a respeito do que elas querem: uma revisão do que é considerado kawaii.

BREQUE - antes de dar o play no vídeo abaixo, você ainda não sabe o que é kawaii? OK, segue a lista de posts que você precisa ler antes de soltar o freio de mão:

Memória afetiva
O que é kawaii?
A rainha & a embaixadora do kawaii
O lado dark do kawaii
Harajuku: a meca do kawaii

Pronto? Ah, agora sim! Play:

O primeiro álbum da Chai, de onde sai essa música, chama-se Pink. E adivinha como chama o segundo, de 2019? Sim: Punk!

See this content in the original post

Elas têm essa coisa meio… empoderadora? Enfim, acho interessante a ideia do Japão como uma sociedade kawaiinormativa (hihihihihi) e a necessidade de quebrar essa lógica de alguma maneira, subvertendo o kawaii esticando o conceito.
E sim, elas conseguem me convencer que todo mundo pode ser fofinho.

O Chai me lembra algumas outras coisas que adoro, em especial três bandas de japonesas.
São elas:

Shonen Knife!

O Ramones de vestido anos 1960 de Osaka. Tanto que elas também já se apresentaram como banda cover dos Ramones sob o nome de… The Osaka Ramones. Perfeito. Quem viveu os anos 1990 na MTV vai lembrar que o Beavis & Butthead assistiam a um clipe delas. E claro, emitiam opiniões muito inteligentes a respeito.

Cibo Matto!

Qual é o cheiro que mais te lembra os anos 1990?
Seja ele qual for: você vai senti-lo ao assistir esse clipe.
Eu amo o fato do primeiro disco Viva! La Woman é dedicado a… comida. Birthday Cake, Artichoke, Sugar Water… Meu tipo de conceito.
Depois o meu doppelgänger Sean Lennon (I wish) e mais um povo se juntou a elas e a coisa cresceu. Gosto bastante do Stereo Type A, o álbum seguinte.

Puffy AmiYumi!

No Japão elas são conhecidas como Puffy apenas, mas para o exterior decidiram assumir o nome Puffy AmiYumi (que são os nomes das duas integrantes) para não ter problemas com o Sean Combs HAHAHA
E sim, é a banda daquele desenho do Cartoon Network. Acontece que elas são mais do que aquele desenho - não se formaram por causa do desenho nem acabaram depois disso! No Spotify tem esse single fofo de 2018:

See this content in the original post

E são elas que cantam a música tema do desenho Jovens Titãs!

E aí? Já está se sentindo superkawaii agora? Eu sei, quando você é uma japonesa bonitinha é mais fácil. Mas sigamos tentando: kawaii power to the people!

E um extra, caso você seja novo demais para conhecer:

Luscious Jackson!

Não, elas não são japonesas. Mas acho a vibe parecida, e adoro, e acho que todo mundo devia ouvir.
É isso.