Wakabara

  • SI, COPIMILA • COMPRE MEU LIVRO
  • Podcast
  • Portfólio
  • Blog
  • Sobre
  • Links
  • Twitter
  • Instagram
  • Fale comigo
  • Newsletter
WhatsApp Image 2020-06-29 at 15.52.03.jpeg

Vamp não foi a primeira novela com vampiro: conheça Drácula, Uma História de Amor

June 29, 2020 by Jorge Wakabara in TV

BA
BA
DO

Eu ia falar sobre Vamp, seguindo a minha investigação sobre as novelas teen que Antonio Calmon escreveu (Top Model antes, Olho no Olho depois, formando uma trilogia). Mas aí o Eduardo Viveiros fez questão de descobrir e me mostrar que Vamp não foi a primeira novela sobre vampiros da TV brasileira. Não sei se houve alguma antes dessa, mas Drácula, Uma História de Amor traz o próprio Conde Drácula como protagonista e é uma das últimas novelas da Tupi. Entrou em janeiro de 1980 no ar, e saiu depois de quatro capítulos por causa da crise financeira da emissora.

Mas esse não foi o fim – em julho, dias depois da Tupi fechar as portas definitivamente, a Bandeirantes aproveitava a equipe (mas não o diretor, Walter Avancini, substituído por Antônio Abujamra e Atílio Riccó; Avancini assinou como supervisor) e colocava Um Homem Muito Especial no ar, uma adaptação de Drácula, Uma História de Amor com os primeiros capítulos reescritos.

Outra curiosidade maravilhosa: a sinopse e o roteiro eram de Rubens Ewald Filho! Depois, ele sairia desse barco antes de afundar e seria substituído.

dracula.jpg

A história de ambas: Hanna (Isabel Ribeiro) era empregada do Conde Drácula (Rubens de Falco) e fugiu com o filho único dele para que ele não fosse vampiro como o pai. Ela o criou como um filho, Rafael (Carlos Alberto Riccelli)... no Brasil! Como ela trabalhava na Transilvânia e foi parar no Brasil? Mistérios.

Aí Rafael arruma uma namorada por aqui, Mariana (Bruna Lombardi, pelo que entendi ela se chama Cecília na primeira versão). Drácula assume o nome de Vladimir Vonstoff e vai atrás de Rafael. Acontece que ele vê Mariana… e se apaixona, acreditando que ela é a reencarnação de um amor do passado.

Destaque também para dona Marta (Cleyde Yáconis), a avó de Mariana, uma senhora poderosíssima capaz de enfrentar Conde Vlad. Vi só duas ceninhas com ela e já fiquei passado. O poder de Cleyde, né, meu bem?

Curiosidades: o elenco da novela da Band contava com Herson Capri, Claudia Alencar, Giuseppe Oristânio, Esther Góes e Matheus Carrieri (!!!). Matheus tinha 13 aninhos.

Outra coisa que amo: na trilha sonora de Um Homem Muito Especial tinha Doce Vampiro, composição de Rita Lee e Roberto de Carvalho, na interpretação de Ney Matogrosso.

Em Vamp, a cantora Natasha (Claudia Ohana) também canta Doce Vampiro, mas a música não apareceu na trilha sonora nem no disco da Rádio Corsário (que era a rádio que a partir de certo capítulo começava a tocar nos auto-falantes de Armação dos Anjos e também batizou a terceira trilha da novela, fora a nacional e a internacional). Ohana pinta na trilha sonora nacional cantando Sympathy for the Devil e na da Rádio Corsário entoando Que Tudo Vá Para o Inferno. Mas eu tenho vídeo para provaaaar…

Outro ponto em comum entre Um Homem Muito Especial e Vamp é que o personagem de Ney Latorraca na segunda também atende por Conde Vlad, mas com outro sobrenome: Polanski.

E agora uma cena de Um Homem Muito Especial. Já pegou no pescocinho? Já peguei…

Uma coisa instigante é que Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli começaram a faltar – dizem que antes do fim da novela, eles foram para a Globo bem doidos-leves-soltos – e que resolveram então matar os protagonistas num incêndio. Simples assim. A mocinha acabou virando Alcina, a personagem de Cláudia Alencar. Acontece…

Quem gostou desse post pode gostar destes outros…
. Um post grande sobre O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas e, principalmente, o filme de vampiro teen que veio antes de Crepúsculo… Os Garotos Perdidos! <3 (ambos os longas são do diretor recém-falecido Joel Schumacher)
. As mães dos filhos de Gaspar Kundera em Top Model
. A maior it girl que o Brasil já conheceu: Lídia Brondi

June 29, 2020 /Jorge Wakabara
novela, Vamp, vampiro, Antonio Calmon, Drácula Uma História de Amor, Tv Tupi, Bandeirantes, Walter Avancini, Antônio Abujamra, Atílio Riccó, Um Homem Muito Especial, Rubens Ewald Filho, Isabel Ribeiro, Rubens de Falco, Carlos Alberto Riccelli, Bruna Lombardi, Cleyde Yáconis, Herson Capri, Claudia Alencar, Giuseppe Oristânio, Esther Góes, Matheus Carrieri, Rita Lee, Roberto de Carvalho, Ney Matogrosso, Claudia Ohana, Ney Latorraca, Cláudia Alencar
TV
  • Newer
  • Older

Powered by Squarespace