A cantora israelense que adora música brasileira

A música brasileira tem uma qualidade reconhecida mundialmente desde a bossa nova, o mestre João Gilberto, o maestro Tom Jobim, o sucesso retumbante de Garota de Ipanema e os discos maravilhosos de Stan Getz com João (de 1964) e de Frank Sinatra com Tom (de 1967).
Outros viraram ícones: os baianos, Djavan. E tem também Jorge Ben, hoje Jorge Ben Jor. E uma cantora israelense superbem sucedida adora Jorge Ben. Tanto que fez um álbum inteiro em homenagem a ele: é o Bolerio, de 1983. Mas antes disso, no começo da carreira de Yehudit Ravitz, ela participou de um disco de Matti Caspi em homenagem à música brasileira, o País Tropical - Songs from Brazil, com versões em hebraico:

yehudit-ravitz.jpg

Ravitz é assumidamente lésbica e tem dois filhos com sua ex-mulher Naomi Kaniuk. Em Bolerio (que quer dizer algo do tipo "vem para o Rio"), o termo world music grita: uma mistura de hebraico com percussão brasileira e instrumental que tem uns sopros sem suíngue mas muito charmosos. Ravitz depois se transformaria em algo mais próximo do que a gente chama de "rock de tio” de maneira pejorativa, mas que eu particularmente gosto - provavelmente porque sou um tio. Risos. Mas entre o fim dos anos 1970 e o começo dos anos 1980, ela tinha essa coisa mais experimental e fusion.

Bolerio!

Quem quiser ouvir o álbum inteiro, de 1983, é só clicar abaixo:

E se você gostou desse post, é provável que goste também da Kimiko Kasai, cantora de jazz japonesa que fez um álbum de disco jazz incrível com Herbie Hancock. Confira aí!

Um bônus antes de ir embora: remix dançante delicinha que saiu recentemente de Omri Smadar para uma música de Ravitz. A música Hakol Beseder fala coisas do tipo “agora está tudo bem, tá rolando uma mudança no ar, ainda existe confusão e tensão mas devagar a gente vai encontrar um refúgio".
Hum… não sei por que me tocou? Ouça: