A Viagem de Chihiro não foi o primeiro desenho de Miyazaki que eu vi. Nem Totoro...

"Vovozinho, diga-me…"
Eu amava tanto esse disquinho herdado das minhas irmãs que nem sei. Na minha lembrança eu ouvia todo dia.

heidi-disco.jpg

Essa é a versão en español

Mas ele era bem parecidinho

Heidi é uma história bem conhecida, meio prima da Pollyana do Jogo do Contente e da Annie. Dizem que Heidi realmente existiu: seu sobrenome era Schwaller, e ela cresceu em Chur, perto dos Alpes Suíços no século 19. Johanna Spyri encontrou com ela e escreveu o livro Heidi: Her Years of Wandering and Learning e Heidi: How She Used What She Learned. É um babado: Heidi é uma menina órfã, vai viver com um avô ranzinza, e ele amolece porque ela é ótima. Aí ela vai trabalhar na cidade na casa onde mora uma menina que é cadeirante. Elas ficam bem amigas, mas Heidi acaba meio estressada por causa da governanta, que eu me lembre. Aí ela volta a morar com o avô, mas sua nova amiga vai visitá-la nas montanhas. O amiguinho da Heidi das montanhas fica com inveja da amizade e, drama dos dramas, empurra a cadeira de rodas de propósito montanha abaixo (CALMA, sem a menina dentro, só a cadeira). Aí, sem a cadeira, a menina precisa aprender a andar… e não é que anda? O menino confessa, arrependido, a menina fica feliz por andar, todos ficam felizes. Viva!

“Diga por que eu sou tão feliz? / Vovozinho, sempre com você eu ficarei!"
Insuportável, né? Eu amava forte! Acho que foi com a Heidi que ouvi essa vocalização odelayodelay que depois viria batizar o disco do Beck. Rsrsrsrs! Tem um nome mas esqueci como chama.

ATUALIZAÇÃO 13/08: a minha editora Bia Bonduki me lembrou que a vocalização se chama yodeling!

Bom, e agora chega a parte chocante: um dos primeiros trabalhos profissionais de Hayao Miyazaki em animação foi justamente em Heidi. Sabia? Acho que inclusive o roteiro, ou os roteiros de alguns episódios, eram dele. O desenho dirigido por Isao Takahata foi um sucesso: Ásia, Europa, América Latina, países árabes, África do Sul… Uma loucura. Diz até que os japoneses adoram visitar os Alpes Suíços influenciados pelo anime.
Takahata seria um dos sócios de Miyazaki na abertura do mítico Studio Ghibli. Ele também dirigiu alguns filmes no Ghibli - o meu preferido é o Omoide Poro Poro, um drama babadeiro, nostálgico e bem adulto de uma mulher solteira de 27 anos que mora em Tóquio e vai visitar uma cidade rural para descansar. No caminho, ela começa a relembrar do seu passado... Nossa, é para chorar até desidratar.

Takahata morreu em 2018. Miyazaki falou algumas palavras que foram transmitidas pela TV na ocasião - tem legenda em inglês mas precisa ligá-la:

5 anos depois de Heidi, Miyazaki dirigiria seu primeiro longa de animação, Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro.

the-castle-of-cagliostro.jpg

Arsène Lupin 3º

Esse é o nome personagem principal do filme, um ladrão. Ele já tinha uma série, que Miyazaki havia dirigido. Mas esse nem era o primeiro filme com Lupin como personagem principal e nem foi o último - é uma franquia bem pop no Japão!

O primeiro filme dirigido por Miyazaki a sair pelo Studio Ghibli foi O Castelo no Céu de 1986. Foi produzido por Takahata.

Estou lendo uma biografia sobre Miyazaki. Se eu descobrir mais alguma coisa conto por aqui!
E o MR., artista que cito nesse post aqui, tinha uma certa fixação pela figura da Heidi no começo da carreira. Tentei achar imagens e não consegui. Mas para você ter uma noção, a primeira exposição solo dele, em 1998, chamava-se MR. - Artist of the Alps. Hahahahahahahahaha!!!