O lamen do Naruto

Esse post é uma sugestão de Eduardo Viveiros, o nome por trás de Calma.
E trata-se disso:

Queria deixar claro que adoro o Naruto, adoro otakus, adoro tudo.
Mas vamos explicar um pouco melhor do que se trata o lamen do Naruto, então?
Para começo de conversa, o lamen do Naruto é um dos lamens mais comuns que existe, o missô lamen, ou lamen à base de missô (que vem a ser a pasta fermentada de soja com outros ingredientes, base também daquela sopinha missoshiru). Você pode fazer em casa? Até pode, mas em teoria não fica tão bom quanto o do restaurante, onde eles fazem o caldo por horas e horas cozinhando um monte de coisa (a receita varia de restaurante para restaurante mas pode ter osso, carne de porco, cogumelo etc etc.).

naruto-lamen.jpg

O restaurantezinho Ichiraku Ramen, que é o preferido do Naruto, é uma homenagem a um restaurante real que o criador do mangá, Masashi Kishimoto, frequentava quando estava na universidade. Só que esse específico fechou - ficava em Fukuoka. Parece que era uma rede e tem outras unidades ainda abertas.

Mas se eu disse que o lamen do Naruto é um dos mais comuns do mundo, então eu vou encontrar em todo lugar, certo?
Não é bem assim. Tem um pequeno detalhe.

Isso é naruto

Isso é naruto

Sim: o nome do Naruto vem disso daí, o naruto ou narutomaki. É uma "massa de peixe", do mesmo jeito que kanikama é uma "massa de caranguejo".
Se você pensou "salsicha", bom, é mais ou menos por aí mesmo.
O naruto geralmente tem esse formatinho, que eu acho que é para agradar o público infantil.
Acontece que narutomaki não é algo considerado muito, hum, gourmet - para usar uma palavra da moda. Então os restaurantes de lamen não costumam incluí-lo na receita, apesar de ser algo muuuuito tradicional. Isso quer dizer que a casa da batchan (vovó em japonês) tem; no restaurante (pelo menos nos de São Paulo) não.
Só que no anime Naruto tem naruto no lamen, então o lamen do Naruto… tem que ter naruto!

Como eu já expliquei lá em cima, o caldo do restaurante fica horas sendo preparado. Então você tem duas opções: fazer em casa mesmo e paciência, está cheio de receita na internet e em vendinhas nipônicas dá para encontrar pozinhos bem mais próximos do ideal (e bem distantes do pozinho do miojo que o brasileiro conhece bem). Nessas mesmas vendinhas você acha o narutomaki - corte-o em fatias finas e pronto.
Oooou… você pode levar o seu naruto cortadinho num tupperware para o restaurante. Ah. Nada impede, né?

Nham!

Nham!

Bônus: