A banda que poderia ter sido enorme mas ganhou um episódio trágico

Você lembra de Cause and Effect?
Talvez não lembre. Eu não lembrava - me deparei com eles um dia desses.

Começando como dupla e com um climinha muito… mas muito, mas muitoooo Depeche Mode (por causa da semelhança da voz de Rob Rowe e Dave Gahan e também do som), Cause and Effect surgiu em um contexto bem diferente. Na ensolarada Califórnia! Só que o primeiro álbum saiu em 1990, transformando-os em uma banda de synth pop que chegou atrasada, pós anos 1980. Em 1991, o álbum foi retrabalhado por uma gravadora maior, subsidiária da BMG, e relançado com o título Another Minute, que é esse hit gostoso aí de cima.

Quero a fitinha!!!

Quero a fitinha!!!

Só que o hit de verdade (se é que houve algum) foi You Think You Know Her, que foi lançada antes e chegou na posição 38 da parada Hot 100 da Billboard.

Aí aconteceu o episódio trágico do título. Eles até tinham passagem marcada para o Brasil em 1992 como banda de abertura do Information Society, mas na passagem de som do sétimo show que fariam nessa turnê em Minneapolis, Sean Rowley, o de cabelo curto, teve um ataque cardíaco fatal decorrente de uma crise forte de asma. Ele tinha 23 anos.

Rowe (o cabeludo, que depois cortou o cabelo) e o resto da banda decidiu seguir. Em 1994, lançaram o álbum Trip, dedicado a Rowley, e que contém It's Over Now, considerada por muita gente como a melhor música do Cause and Effect. Só que o álbum não está no Spotify! kkkk O vídeo foi gravado no México:

Sigo preferindo Another Minute
Cause and Effect acabou se firmando como uma outra dupla formada por Rowe e Keith Milo. Uma das últimas coisas que eles lançaram foi o EP Artificial Construct Pt. Two em 2011, que parece… um Cut Copy mais pop e com mais baladinhas. Ou seja, tudo em casa, né? Acho bom, confere aí:

Esse EP é a segunda parte de uma trilogia que formaria o 5º álbum do Cause and Effect, mas antes de lançarem o derradeiro, eles entraram num hiato em 2013. E não voltaram até hoje.
Nunca fizeram sucesso no Brasil. Que pena, né? Mas tudo bem, a gente ouve mesmo assim!

Se você gostou de Cause and Effect, é provável que também goste de:
. Saâda Bonaire, um trio de pós-punk que se inspirava em música árabe
. Orchestral Manoeuvres in The Dark, que você talvez já conheça mas é sempre bom relembrar!