Brat Pack parte 7: Curtindo o Brat Pack adoidado - sem necessariamente fazer parte do Brat Pack...

Matthew Broderick fez pelo menos dois filmes de grande sucesso logo no comecinho dos anos 1980: O Feitiço de Áquila (1985), com uma pegada mais fantasia medieval, e Jogos de Guerra (1983), o filme dirigido por John Badham no qual ele dividia a cena com a Brat Packer Ally Sheedy pré-Clube dos Cinco. Badham tinha certa experiência em filmes sobre jovens e as agruras do crescer: é dele a direção de Os Embalos de Sábado À Noite (1977), com um jovem John Travolta.

Jogos de Guerra também é uma história bem fantasiosa, mas na época era mais contemporânea: um rapazinho que arrasa no computador (é um hacker, apesar desse termo nunca ser falado) consegue entrar num supercomputador que controla o arsenal nuclear dos EUA e apronta uma confusão. Ele faz isso com o seu PC e um telefone daqueles de fio todo enroladinho, sabe? Risos! Explorando a paranoia da Guerra Fria, o longa foi um sucesso e, dizem, fez com que o presidente Ronald Reagan investigasse a possibilidade daquilo virar realidade. Sim, existia: e assim começava o envolvimento do Departamento de Defesa norte-americano nessas questões de segurança no cyberespaço!

A coisa fica ainda mais esquisita quando a gente descobre que o personagem David, de Broderick, foi inspirado em David Scott Lewis, que um dia já foi um adolescente hacker (e um dia já teve um blog, o Zero-Day Defense). Tem quem defenda que Jogos de Guerra é inspirado numa história dele… real!

David (Matthew Broderick) e Jennifer (Ally Sheedy) em Jogos de Guerra

David (Matthew Broderick) e Jennifer (Ally Sheedy) em Jogos de Guerra

Mas CALMA. Você chegou aqui sem ler os posts anteriores dessa série que estou fazendo sobre o Brat Pack? Então volta a fita, amore! Confira primeiro:

. Quem faz parte do Brat Pack? E afinal, que raios é o Brat Pack?
. Qual é o primeiro filme do Brat Pack? Tem quem diga um, tem quem diga outro…
. A santíssima trindade do Brat Pack: Molly Ringwald, John Hughes e Anthony Michael Hall
. Clube dos Cinco: o melhor filme do Brat Pack
. O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas: o pior filme do Brat Pack?
. O escândalo sexual de Rob Lowe

Leu tudinho? Inteirou-se? Então vamos seguindo…

Comecei falando de Jogos de Guerra porque existem pelo menos duas coisas que rolam em comum com o filme muito bem sucedido que viria em 1986. David começa a hackear o sistema de computador da escola porque quer mudar o seu boletim (e o da gatinha Jennifer). Ele tem jeito para esse tipo de coisa MacGyver - a série que estreou em 1985 nos EUA - de juntar um grampo e um chiclete e construir um fogão de seis bocas.

E quem também tem problemas na escola (entrando no sistema para mudar o histórico) e tem um lado MacGyver (ou, se preferir, de Kevin em Esqueceram de Mim)?
Sim, ele:

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Ferris Bueller era “o” cara. E Curtindo a Vida Adoidado, a história de um dia da vida de Bueller no qual ele decide tirar folga da escola por meios não exatamente louváveis, virou um filme que todo mundo conecta ao Brat Pack - afinal, é um filme dirigido e roteirizado por John Hughes - mas que não traz um integrante “oficial” do Brat Pack sequer. Broderick já tinha contracenado com Sheedy; depois Alan Ruck fez o filme Jovem Demais Para Morrer (1990) com o rei Brat Packer Emilio Estevez e o membro-satélite Kiefer Sutherland. Ah, e tem a Jennifer Gray, que faz a irmã de Ferris e depois virou estrela com o megassucesso Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987). Ela chegou a namorar com Broderick (!!) e, em cena em Curtindo, troca uns beijos com Charlie Sheen.

Gray nunca foi considerada Brat Packer. Sheen sim - o irmão de Estevez virou um sinônimo de doidinho irresponsável de Hollywood com outros colegas, mais próximo da figura que o pessoal imaginava quando falava de Brat Pack do que os próprios membros originais! O seu papel no filme, um delinquente juvenil detido na delegacia, é ótimo, rapidinho mas rouba a cena - assim como a própria Gray.
(Para entrar no personagem, dizem que Sheen ficou sem dormir por mais de 48 horas antes da filmagem!)

Voltando: Broderick era praticamente sósia de outro astro juvenil da época, e que trabalhou num roteiro de Hughes imediatamente antes de Curtindo. Jon Cryer, o Duckie de A Garota de Rosa Shocking (1986), já admitiu sua inveja de Broderick em entrevista por causa do papel de Bueller.

I will admit to some jealously at the time, only because I had heard Ferris Bueller was a great script, and anytime you hear that something’s fabulous and there’s a great part that you’re in the right age range for, you get a little jealous about it.
— Jon Cryer para a Vulture
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Carbono

Se eu falasse que são irmãos vocês acreditavam

Agora eu te dou um dado: Curtindo a Vida Adoidado foi o último filme de adolescente que Hughes dirigiu. Por quê? Tem quem defenda que ele não conseguiu reproduzir a mesma turma de amigos que o instigava e estimulava criativamente antes, tipo os laços que criou com Molly Ringwald e Anthony Michael Hall. Algo se quebrou pelo meio do caminho. O estilo de interpretação de Broderick colidia com o estímulo da improvisação revezado com momentos autoritários do tipo "quero que você fale assim, com essa entonação e fazendo essa cara; imite" do cineasta. Os amigos Ruck (que interpreta o doente e ansioso Cameron Frye) e Mia Sara (que faz a namorada elegante de Ferris, Sloane Peterson) também não entraram muito na do diretor. Ruck, assim como Broderick, já era mais velho. Sara, por sua vez, era muito nova e estava ali meio perdida.

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Nada de criador e criatura

Broderick já era um ator reconhecido quando chegou para o papel de Ferris Bueller. Ele e Hughes não estabeleceram a mesma conexão que outros musos e musas anteriores

Então como a dinâmica desses 3 deu certo? É um mistério. Mas tem outras coisas do filme que eu quero explorar. Você pode continuar vendo-o apenas como um hit bobo da Sessão da Tarde, mas também pode enxergá-lo como algo a mais que isso. Para facilitar, vamos por partes?

Bueller era socialista?

KKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKkkkkkKKKKKKK
Calma, né, não é para tanto. Mas talvez, no ponto de vista meio vesgo dos norte-americanos, ele esteja mais próximo do socialismo do que para nós.
O fato é que a boina que Bueller usa realmente teria sido inspirada em um cartaz com a icônica imagem de Che Guevara, o que por si só já é muito engraçado.
Fora isso, acho que Bueller fica mais entre o anarquista e o bon vivant. Ele não faz tudo o que faz por um bem maior da sua "classe", ou seja, dos estudantes - seus motivos são bem mais simples, como a gente vai ver no próximo tópico.

Olha a boininha!

Olha a boininha!

Curtindo é mais um filme de Hughes sobre amizade

Por mais que tenha sido republicano, Hughes incluía em suas obras um fundo de diferença de classes sociais quase sempre. Dá para sentir que grande parte das compartimentações e rótulos construídos no Ensino Médio norte-americano passam pelo fato do adolescente ser de família rica ou pobre na visão do criador. Só que Curtindo é quase uma exceção. Cameron é nitidamente mais rico - afinal, seu pai tem uma Ferrari, sua casa é toda toda. Mas isso não impede esses 3 amigos de serem inseparáveis, ainda mais quando a gente descobre que Bueller fez esse day-off porque provavelmente esse seria “o último ano do resto da vida deles", para citar um dos filmes Brat Packer, e ele sabia que a partir do fim daquele ano letivo as coisas nunca mais seriam as mesmas.

Bueller também quer animar o amigo Cameron, que ele sente que está meio down. Ou seja: seus objetivos são, digamos, nobres. Claro que ele também tem um interesse egoísta em se divertir. E a ideia de diversão dele é bem interessante. Vejamos.

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A lista de coisas que Ferris, Cameron e Sloane escolhem fazer em Chicago

Um jogo de beisebol. Hum, faz sentido. Um banho de piscina: quem não quer? Almoçar em um restaurante disputado e chique - maravilhoso!

Invadir um desfile de rua alemão… É, é algo bem diferente, né?

Você tem alguma história de cabular aula assim, cabulosa? Eu tenho várias.
Eu amava cabular aula e nunca pensei direito nisso mas acho que Ferris Bueller era meu ídolo.
No meu colégio era meio complicado cabular aula porque a gente fazia assim: ia até a porta, se encontrava e, se queria cabular aula, tinha que pensar rápido e sair correndo antes que algum professor ou funcionário nos visse. Geralmente a gente ficava meio escondida em algum lugar por um tempo, como na casa de alguém que estivesse vazia, até que começamos a pegar o primeiro ônibus que passava em uma das travessas para sair o mais rápido possível do bairro e não correr riscos.

Aí, um desses dias que pegamos um ônibus, nos tocamos só depois que o nosso dinheiro tinha acabado com as passagens de ida e não teríamos como voltar. O ônibus era intermunicipal, para Embu das Artes, e acabamos descendo na Vila Sônia.
Não tinha muito o que fazer, então entramos em um portão aberto. Era uma escola municipal. Ficamos no pátio até descobrirem a gente.
Aí fugimos do pátio depois de uma série de mentiras - inventamos que estávamos indo para a nossa escola e sofremos uma tentativa de assalto que resultou em entrar na primeira porta aberta que vimos. Paia pura. A Luciana ainda fingiu no orelhão público que ligava para o irmão dela nos buscar! kkkk Aí saímos correndo fugidos, e na confusão a turma se separou. Pedimos dinheiro na rua para voltar para casa e, no fim, todo mundo se reencontrou antes de dar o horário de voltar para casa.

Resumi bem, mas a história completa envolveu até traficante de maconha.

Outro lugar que Bueller visita com seus amigos para ter um perfect day-off é para mim o mais instigante e um dos conjuntos de cenas mais maravilhosos do longa inteiro.
O Art Institute of Chicago é um aceno à sensibilidade cultural que personagens hughesianos possuem. Eles gostam de música, de arte, de cultura. Depois, o Keith de Alguém Muito Especial (1987) sonha em ser pintor e faz um quadro inspirado em sua musa Amanda Jones.

Art Institute of Chicago recebe Ferris Bueller e seus amigos

Art Institute of Chicago recebe Ferris Bueller e seus amigos

Um dos cabelos mais maravilhosos do cinema norte-americano

Tem coisa melhor que Edie McClurg e esse cabelo?

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A atriz diz que sua ideia era que o cabelo fosse estilizado para os anos 1960 porque a personagem Grace achava que o momento em que ela foi mais bonita foi nessa década. Mas a cabeleireira contratada sabia fazer o lisão da Mia Sara e não tinha ideia de como criar o volume sessentista. McClurg arrumou o cabelo ela mesma. Quando Hughes viu, perguntou: "Quantos lápis você acha que consegue guardar no cabelo?” Surgia a improvisação da secretária tirando uma sequência de lápis da cabeleira!

O amadurecimento de Cameron

Tem quem defenda que o real tema central do longa, ou pelo menos o mais profundo e importante, é a passagem de Cameron para a vida adulta. A sua resolução, quase no final do longa, de que enfrentaria o pai é emocionante. Um dos melhores momentos da escrita de Hughes.
Gosto de Bueller, mas gosto muito mais de Cameron hoje em dia. Ele é mais humano, a gente se identifica mais.

Aiai, como é bom relembrar um clássico. Curtindo é um dos únicos filmes dessa série que a gente está tratando nesses posts que está disponível em serviço de streaming por aqui: ele faz parte do catálogo da Netflix.

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E daqui a pouco a gente continua: no próximo post eu conto qual é, na minha humilde opinião (e de algumas outras pessoas), o último filme à Brat Pack que foi lançado. E já adianto que é um longa muito especial, tanto por causa do diretor quanto pelo seu protagonista. <3
Aguarde!