Live, work, POSE!

A Netflix anunciou recentemente que Pose, a série, está chegando sim no seu catálogo BR! E a gente está como?

You go, Elektra!

You go, Elektra!

Isso porque Pose, que passou originalmente no canal FX americano, é uma das séries mais empolgantes que vi ultimamente. Ela já merece reconhecimento por ser a primeira a ter um elenco majoritariamente trans - e não é uma atriz ou um ator cis interpretando mulheres trans, e sim atrizes trans!

Além disso, Janet Mock, mulher trans, é diretora e roteirista de 3 episódios da primeira temporada. Janet é ativista, fodérrima, vale a pena acompanhar.

Além de tudo isso, Pose traz uma versão ficcional de uma parte importante da história queer. Explico: a trama se passa na NY do fim dos anos 1980, focando na subcultura dos bailes de voguing. Sabe a música Vogue da Madonna? Então, ela chupou dessa cena - e dá-lhe polêmica, pois muita gente a acusa de ter se apropriado disso sem dar nada de volta para essa galera, que era (e é) um pessoal marginalizado, queers latinos e afro-americanos.
Para referência, assista Paris is Burning (que tem na Netflix e é um doc justamente sobre essa cena de voguing) e Strike a Pose (que também tem na Netflix e traz os bailarinos da turnê Blond Ambition e do filme Na Cama com Madonna - o que aconteceu com eles depois desses dois momentos históricos do pop? Alguns saíram justamente dos bailes).
Também tenho um livro que é muito legal e vale a pena para quem se interessa: Voguing and the House Ballroom Scene of New York, 1989-92, cheio de fotos e entrevistas com figuras centrais.

518R2ZaVXzL._SX367_BO1,204,203,200_.jpg

Puta livro!

Daqueles que você não resiste e depois não se arrepende de ter comprado!

A cena do voguing é superimportante porque funciona como ferramenta empoderadora para essa turma que se vê excluída da sociedade: ali, eles podem performar o que quiserem. A mulher de negócios. O macho alfa. O glamour das passarelas. À americana, trata-se de uma competição; mas também parece uma válvula de escape frente aos problemas reais, e um treino para encarar e lutar contra o desrespeito e o abuso de cabeça erguida.
Outro fator chave que também é abordado por Pose: também é nessa época que cresce a epidemia da Aids.

Madonna falou de voguing na Blond Ambition mas chegaria um pouco atrasada no segundo assunto, só na turnê seguinte, Girlie Show, baseada no álbum Erotica e no embalo do livro Sex. Era a música In this Life, que dizem que é sobre dois amigos dela, Martin Burgoyne e Christopher Flynn, ambos vítimas.
Mas precisamos ser justos - Madonna já se envolvia com a causa sim, antes do lançamento de Erotica em 1992. O vídeo abaixo é de 1989:

Ela também tinha outros amigos que morreram vítimas da Aids, como o artista Keith Haring em 1990, antes da música ser lançada.

Enough of Madonna, pois esse post é sobre Pose, certo?

Acho que já deu para perceber quem é a minha preferida, né?

Acho que já deu para perceber quem é a minha preferida, né?

Essa cena do gif acima é do primeiro episódio da primeira temporada, no qual a House of Abundance invade a exposição de moda do Met (sim, o Metropolitan Museum, aquele do baile do camp, mas na época que o Met Gala não virava assunto do Twitter e do Story do Instagram porque não existiam essas duas coisas). Eles invadem a exposição para roubar looks (!) para desfilar no baile de voguing (!!) e não se abalam quando vão presos (!!!).

E você achando que fazia sacrifícios pela moda, né?

A verdade é que, além desses momentinhos maravilhosos, Pose é muito tocante com essa relação de novas famílias e laços se formando entre os que foram rejeitados pelos seus - chorei em praticamente todos episódios. Claro que conta muito o fato de me identificar com o preconceito contra LGBTQ, mas a história é bem contada mesmo.

Em junho, a série que é uma criação de Ryan Murphy (o mesmo de American Horror Story e Glee) estreia sua segunda temporada lá fora. QUEREMOS.

Estou no aguardo!

Estou no aguardo!

Ah, e sabe quem está no elenco da série e homenageou uma pessoa chave da cena voguing no último Oscar? Sim, eu disse OSCAR.

Billy Porter, você é tudo, obrigado por existir.

Se você criasse uma house para um baile de voguing, como ela chamaria?
A minha seria a HOUSE OF CLODOVIL.
Agora olha para a lente da verdade e me diz…
POSE!

Joy is a choice! Já estou chorando de novo.