Brat Pack parte 8: Qual é o último filme do Brat Pack? Na dúvida, para mim é esse

A gente vai se aproximando do fim dessa grande saga dos longas que fazem parte do conjunto da obra Brat Pack dos anos 1980 do mesmo jeito que começamos: com opiniões diferentes.

Tem quem ache que o Brat Pack acabou com O Casamento de Betsy (1990), aquele filme que com Molly Ringwald e Ally Sheedy no qual a personagem de Molly, Betsy, casa usando… uma cartola. kkkkk Mas sinceramente acho que esse longa não tem o mesmo tom dos filmes mais clássicos do Brat Pack e que o diretor, Alan Alda, também possui pouco a ver com aquele tom adolescente.

Mas existe outro diretor que ainda não ganhou um post só dele aqui nessa série sobre o Brat Pack, apesar de já ter sido citado. Lembra que existiam 3 cineastas com escritório no mesmo lugar? John Hughes, Joel Schumacher e…

Cameron Crowe!

Antes, um alerta de questão de ordem! Você já leu os posts anteriores sobre o Brat Pack deste blog? Caso não tenha lido, vai ler agora - para facilitar, segue a lista abaixo:

. O que é o Brat Pack e quem faz parte dele?
. Uma pessoa muito importante no começo do Brat Pack: S. E. Hinton
. John Hughes e seus dois musos: Anthony Michael Hall e Molly Ringwald
. Clube dos Cinco, o melhor filme do Brat Pack
. Os filmes do Joel Schumacher (incluindo O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas)
. Rob Lowe, o sex symbol do Brat Pack que se envolveu num escândalo com sex tape
. Curtindo a Vida Adoidado, que não é (mas quase é) um filme Brat Packer

E agora, finalmente, vamos a ele: Crowe. Um cineasta superpop de pérolas como Jerry Maguire (1996) e Quase Famosos (2000), um ex-jornalista prodígio da Rolling Stone (começou a escrever para a revista aos 16 aninhos!!!). Dizer que ele é um herdeiro de Hughes é estranho porque na verdade, como ele começou na carreira muito cedo, ele é contemporâneo de Hughes. Enquanto o roteiro de Hughes Férias Frustadas estreou em 1983, o roteiro de Crowe Picardias Estudantis é de 1982, baseado no livro dele que virou um best seller, Fast Times at Ridgemont High, de 1981.

Shelly O'Neil e Jennifer Jason Leigh em Picardias Estudantis

Shelly O'Neil e Jennifer Jason Leigh em Picardias Estudantis

Picardias Juvenis funciona como um precursor dos filmes Brat Pack sobre o qual a gente não falou até agora nessa série de posts. É que ele tem pouquíssima gente que a gente poderia apontar como Brat Packer - para falar a verdade, só uma pessoa do elenco, Sean Penn, é considerada por alguns como membro-satélite. Mas ao mesmo tempo a "voz” por trás dele - ou seja, a de Crowe - é uma voz legitimamente jovem, argumento muitas vezes usado para diferenciar os filmes Brat Pack dos que já tinham sido produzidos e dirigidos a adolescentes antes.

O tom em que o sexo é abordado em Picardias é muito mais explícito visualmente do que em Gatinhas e Gatões, Clube dos Cinco ou A Garota de Rosa-Shocking. Crowe se infiltrou no Clairemont High School, em San Diego, fingindo ser estudante - o livro que inspirou o filme funciona como uma reportagem mais extensa. Essa visão mais crua e realista, se comparada ao mundo Brat Packer de Hughes, Picardias soa menos cor de rosa e suburbano. O trabalho não é um glamouroso balcão de loja de discos como o de Andie, e sim na chapa de uma lanchonete fast-food.

Judge Reinhold

Judge Reinhold

Questões mais sérias como o aborto, inimagináveis para as quases sempre virgens personagens de Ringwald, são tratadas em Picardias como foco. Também aparece peito (o de Leigh, inclusive), sem tantos pudores. Pelo menos 3 atores que integram o vasto elenco posteriormente ganharam o Oscar com outros trabalhos: o próprio Penn, Nicolas Cage e Forest Whitaker.

Falando em Whitaker: em relação aos colégios branquérrimos de Hughes, aqui temos diversidade racial. Ufa.
E a diretora? Amy Heckerling depois viria a dirigir dois clássicos: Olha Quem Está Falando (1989), que na verdade é a cara do John Hughes, e… As Patricinhas de Beverly Hills (1995)!!!

Stanley Davis Jr (que, até onde eu sei, não é parente do Sammy Davis Jr) e Sean Penn em Picardias

Stanley Davis Jr (que, até onde eu sei, não é parente do Sammy Davis Jr) e Sean Penn em Picardias

Mas eu quero mesmo é chegar na estreia na direção de Crowe. Digam O Que Quiserem (1989) é um roteiro dele que ele decidiu dirigir, diz, para salvar a história que de outra forma seria distorcida ou mal interpretada. Considero o último filme do Brat Pack porque 1) Traz John Cusack, um membro satélite, finalmente em destaque; 2) Trata da adolescência da mesma forma profunda e delicada que Hughes fazia, com vários pontos em comum como a importância da música, a existência de castas no Ensino Médio que em teoria não se misturam etc. 3) É um longa muito carismático 4) Fecha a década. Outros filmes de adolescente ou jovens adultos foram feitos depois, alguns com sensibilidade, um pelas mãos do próprio Crowe como vamos ver em um post futuro (ou você pensou que ia acabar por aqui?). Mas fora dos anos 1980, a coisa não é mais a mesma.

Vamos começar por Cusack, esse cara que a gente conheceu em outro longa bem Brat Pack… Uma Questão de Classe (1983), com Andrew McCarthy e Rob Lowe. Depois, ele faria outro papel menor em Gatinhas e Gatões (1984) e participaria de Conta Comigo (1986), um filme que se aproxima do Brat Pack e só não entra mesmo nesse cânone porque é muito infantil, mais próximo de Goonies. Cusack também esteve naquela bobagem do Um Verão Muito Louco (1986) com Demi Moore. E, nessa "periferia", chegou a fazer teste para o papel de Bender de Clube dos Cinco (1985). Mas foi com Lloyd Dobler e vestido em um trench coat que ironicamente lembra bastante o de Bender que ele encerrou essa era do cinema teen, levantando um rádio estéreo (um Toshiba RT-SX1) acima da cabeça em uma cena que virou um clássico.

As meninas heterossexuais e os rapazes homossexuais se dividiam em duas turmas: os que queriam Jake Ryan na frente de um carro vermelho (de Gatinhas e Gatões) e os que queriam Lloyd Dobler segurando esse boombox

As meninas heterossexuais e os rapazes homossexuais se dividiam em duas turmas: os que queriam Jake Ryan na frente de um carro vermelho (de Gatinhas e Gatões) e os que queriam Lloyd Dobler segurando esse boombox

A CDF Diane Court, personagem de Ione Skye e interesse amoroso de Lloyd, é uma criatura rara no universo dos clichês. Todo mundo parece gostar dela apesar da garota chegar a ser antissocial de tão estudiosa. As pessoas a consideram um partidão; as amigas de Lloyd (é engraçado porque ele se dá melhor com a turma das meninas) dizem que ele está pirando porque ela nunca vai dar bola para ele.

Mas quem não daria bola para Cusack em uma comédia romântica? Quem seria a maluca? Lloyd, que dedica ao kickboxing, se esforça. Realmente está apaixonado. E ganha o coração de Diane. O problema é o pai, James Court, interpretado por John Mahoney, que não quer saber desse relacionamento.

A grande amiga de Lloyd é Corey Flood, vivida pela atriz que adoro Lili Taylor. Depois Lili faria parte de longas importantes de Robert Altman (Short Cuts - Cenas da Vida em 1993, Prêt-à-Porter em 1994), encarnaria a versão cinematográfica da radical Valerie Solanas em Um Tiro para Andy Warhol (1996) e se reuniria com Cusack em Alta Fidelidade (2000). Corey é uma das personagens mais maravilhosas de Digam o Que Quiserem - apaixonadíssima pelo boy lixo Joe (Loren Dean), ela faz 63 músicas para ele, e a gente ouve algumas durante a cena da festa. São ótimas. No fim, Corey se conforma que, apesar dele “invadir sua alma", ele é um lixo mesmo. Que bom!

Tipo precursora de Phoebe Buffay

Tipo precursora de Phoebe Buffay

Digam O Que Quiserem acaba em tom de esperança mas também de vida real, mais ou menos na mesma base dos dramas hughesianos: um pai com problemas de depressão que não trabalha, um nerd que pensa em se matar tamanha a pressão que sente para ser o melhor em tudo, um pai que deseja que o filho estude numa universidade para não ter o mesmo destino de trabalhador braçal que ele. Aqui, Diane se vê numa situação horrível quando seu pai é acusado de roubar dinheiro da casa de repouso para pessoas na terceira idade. Em quem acreditar? Skye se esforça para achar sua Ringwald interior: ela até dá conta do recado mas não tem tanto carisma e quem domina a tela é mesmo Cusack.

(Aliás, a curiosidade é que Ione Skye é filha do cantor Donovan. !!!!)

O filme funciona como uma transição para os cínicos e grunges anos 1990. Adeus aos yuppies. A trama acontece em Seattle - a cidade funciona para Crowe como Chicago para Hughes - e, por causa desse subtexto de dinheiro desviado, vira algo bem sério para o público jovem. Como um refresco, temos o próprio Lloyd, tipo o último romântico: ele sabe que Diane é melhor que ele, e diz que vai se dedicar a deixá-la feliz, a deixá-la se desenvolver até ela ser a melhor versão dela. Que homem é esse, me digam? Sorte a da Diane!

Diane & Lloyd: a gente shipa demaaaaaais

Diane & Lloyd: a gente shipa demaaaaaais

I gave her my heart, and she gave me a pen
— Lloyd Dobler

Crowe, assim como Hughes, é um grande fanático por música. A escolha do que ia tocar no boombox de Lloyd foi complexa, e a cena clássica quase caiu. Mas ele acabou achando!

Vou falar mais sobre isso no próximo post, o penúltimo dessa série Brat Pack, que fala justamente desse universo superimportante para esse conjunto de filmes: a música!